sexta-feira, 12 de março de 2010

Marcos Olsen recebe representantes da Assembleia Legislativa


Coordenadoras do Programa Parlamento Jovem estiveram na instituição nesta quarta-feira (10) para apresentar as etapas do programa que acontecerá em junho, na Capital. O Marcos Olsen será a única escola do Meio-Oeste a participar desta edição.


Selecionado para integrar o quadro das oito escolas catarinenses que participarão nos dias 23 e 24 de junho da 10ª edição do Programa Parlamento Jovem, promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), sob a coordenação da Escola do Legislativo, o colégio Marcos Olsen recebeu na manhã desta quarta-feira (10 ) a visita das representantes do programa, Vera Regina Simão Rzapki e Valéria Corrêa Zacaron, para sanar as dúvidas e apresentar o funcionamento dos trabalhos até o dia de apresentação, em Florianópolis. Além da direção, a reunião contou com a presença de representantes da Câmara de Vereadores; secretaria municipal e gerência regional de Educação, e do secretário de Indústria e Comércio, Fhado Thomé Neto.

O colégio Marcos Olsen será a única instituição do Meio-Oeste a participar desta edição do programa, e a primeira escola de Caçador selecionada nestes 10 anos de edições. No total, serão 16 alunos selecionados, todos do Ensino Médio e com até 21 anos, os quais se juntarão aos representantes de outras sete escolas do estado, que irão elaborar projetos de leis, indicações ou outra moção (cada escola um) visando o benefício da cidade, região e/ou estado, além de participar dos dois dias de atividades na Alesc. Dos 16 alunos de cada escola selecionada, cinco deles serão eleitos “deputados estudantes” totalizando 40. “Este programa foi criado para estimular a participação política da juventude e, através do deputado estudante, o aluno poderá viver situações reais da atividade político-parlamentar, com a elaboração, apresentação e votação de projetos em sessão plenária”, afirmam.

A escolha dos 16 estudantes que representarão a região ficará a cargo da própria escola, assim como o tema e a elaboração do projeto. “Solicitamos esta reunião com representantes da Câmara, porque ela poderá auxiliar os alunos na hora de elaborar um projeto de lei ou uma indicação, por exemplo. A secretaria de Turismo, porque haverá espaço para expor e divulgar sobre a cidade e a região, e os representantes da Educação para dar o suporte necessário para a escola desenvolver um bom trabalho”, dizem, salientando também que a instituição terá até o final de maio para apresentar o projeto.
Para a diretora do Marcos Olsen, Neusa Pelegrini, será uma honra representar a região e o objetivo agora será trabalhar para que os alunos aprimorem seus conhecimentos sobre a função legislativa. “Eles já têm um certo conhecimento sobre o papel do legislador porque, uma vez por mês, pelo menos uma turma acompanha a sessão da Câmara e isso será um facilitador para a elaboração do nosso projeto”, ressalta.

Para o secretário Fhado Thomé Neto esta será uma oportunidade impar para os estudantes e é importante a continuidade deste trabalho após a viagem. “É interessante que este trabalho tenha sequência e que os participantes possam socializar o conhecimento adquirido durante este processo. Muitos jovens não têm o conhecimento de como funcionam os poderes, e, neste caso, será uma oportunidade para conhecer e se aprofundar um pouco mais sobre o trabalho do legislador” afirma.
Logo após a reunião, as profissionais visitaram as salas de aula e conversaram com os alunos.


Jairo Pedroso - Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário