terça-feira, 1 de junho de 2010

Adelaide Konder visita a Assembléia Legislativa de Santa Catarina

Assembleia recebe estudantes para compor o Parlamento Jovem 2010 A visita dos 16 estudantes da Escola Estadual Adelaide Konder, de Navegantes, ocorreu na tarde desta quarta-feira (26) como parte do Parlamento Jovem 2010. Promovido pela Assembleia, por iniciativa de um projeto de lei da deputada Ana Paula Lima (PT) e sob coordenação da Escola do Legislativo, o programa está na sua 10ª edição e tem como objetivo promover entre estudantes do ensino médio, das redes pública e privada, a vivência e o contato com a vida política catarinense, através da elaboração, apresentação e votação de projetos.

Os estudantes foram sorteados, juntamente com escolas de outras sete regiões do estado. Clenira Schmitz Pivatto, diretora da escola, destacou que a participação no programa é de grande importância, por proporcionar aos jovens “vivenciar o ambiente parlamentar, estimulando sua participação na política”. Segundo Clenira, desde março os alunos se preparam para a experiência, sugerindo e propondo projetos. Ao Legislativo catarinense, segundo Ana Paula, interessa “despertar o jovem para a política, fortalecendo a democracia e possibilitando até mesmo a formação de futuras lideranças”.

O Parlamento Jovem acontece nos dias 23 e 24 de junho, quando estudantes de oito escolas receberão instruções, palestras sobre temas referentes ao Poder Legislativo e acompanharão as atividades exercidas pelos parlamentares, além de executá-las durante este período.
Projeto em segurança escolar Visando atingir a área que consideram mais carentes em investimentos, a segurança, alunos e professores criaram conjuntamente o PARE (Programa de Apoio a Rede Escolar). O programa se baseia em pesquisa feita pela Secretaria da Educação no ano de 2002, que aponta que 70% das escolas já haviam registrado um boletim de ocorrências na polícia por causa da violência. “Atualmente os professores e alunos vivem com medo, o que tem se refletido até mesmo nos índices de evasão escolar”. Entre as medidas previstas no PARE, estão medidas que possibilitem a aquisição de viaturas policiais, através de doações, para o uso nas imediações das escolas, bem como a criação de um centro de apoio à família dos estudantes, composto por psicólogos, pedagogos e policiais. O PARE deve ser encaminhado à Escola do Legislativo, onde deve ser adaptado para virar projeto de lei.
Os alunos selecionados para o Parlamento Jovem serão convocados quando o projeto for à votação. (Alexandre José Back/Divulgação Alesc)

Escolas selecionadas
Vale do Itajaí: Escola Básica Adelaide Konder, de Navegantes;
Meio-Oeste: Colégio Cenecista Marcos Holsen, de Caçador;
Nordeste: Colégio Evangelista Jaraguá, de Jaraguá do Sul;
Planalto Serrano: Escola de Educação Básica de Lages;
Oeste: Escola de Educação Básica Cristo Rei, de São João do Oeste;
Planalto Norte: Escola Educação Básica Irmã Maria Felicitas, de Canoinhas; e
Sul: Escola Estadual Básica João Teixeira Nunes, Tubarão.

Fonte: http://www.alesc.sc.gov.br/portal/imprensa/leitor_noticia.php?codigo=24112

Um comentário:

  1. FOI MUITO BOM PARTICIPAR DA DÉCIMA EDIÇÃO DO PARLAMENTO JOVEM SOU DE NAVEGANTES E AJUDEI A CONTRUIR O PARE JUNTAMENTE COM PARTIDO PASCEC MEU NOME É EVELLYN E QUERO DAR OS PARABÉNS A ASSEMBLEIA QUE PROPORCIONOU ESTE ESPETÁCULO QUE FOI ESTAR NA CAMARA E ESPERIMENTAR UM POUCO DO DEBATE DE TODOS.

    ResponderExcluir