quinta-feira, 18 de junho de 2009

Escola de São José é preparada para Parlamento Jovem

A Escola de Educação Básica Cecília Rosa Lopes, em São José,na Grande Florianópolis, foi a primeira escola a receber a visita da equipe da Escola do Legislativo para a orientação sobre o Parlamento Jovem. A escola foi sorteada para participar da oitava edição do Programa Parlamento Jovem, juntamente com mais sete escolas do Estado.

Foram sorteadas uma escola por região (Grande Florianópolis, Meio Oeste, Nordeste, Norte, Vale do Itajaí, Sul, Planalto Serrano e Oeste), sendo cinco alunos por escola. O Parlamento Jovem é um projeto da Assembleia Legislativa criado para estimular a participação política da juventude.

O “deputado estudante”, como é conhecido o aluno participante do programa, viverá situações reais da atividade político-parlamentar com a elaboração, apresentação e votação de projetos em sessão plenária. “O programa é muito importante porque mostra ao jovem como fazer e conhecer as leis. O nosso adolescente tem que se inteirar mais e a Escola Legislativa faz isso de maneira educativa e participativa”, disse o professor de matemática César Pires. A aluna do 1º ano do Ensino Fundamental Carine Ferreira acredita na eficácia do Parlamento Jovem. “O que estou aprendendo aqui hoje é muito importante. Não temos essa oportunidade no dia-a-dia.

O Parlamento Jovem nos mostra como tudo funciona na Assembleia Legislativa”. Também aluno no 1º ano, John Lennon Ferreira disse que está aprendendo mais e que a política o interessa muito. “Estamos aqui para aprender sobre os nossos direitos e também sobre os nossos deveres.

Conhecer os nossos parlamentares também é fundamental, principalmente sobre a participação efetiva dele na política”, completou. A diretora da escola, Mônica Lisboa de Liz, lembrou que é a segunda vez que participam do Parlamento Jovem. “Colocar o jovem para fazer parte da política é de suma importância para todos. É a segunda vez que participamos e estaremos lá para batalhar pelos interesses de todos”, finalizou. Na primeira vez que a escola participou do Programa foi aprovado um projeto que cria a função do bibliotecário nas escolas, mas até o presente momento não foi implantado.



Escolas sorteadas para ao 8ª edição do Parlamento Jovem:

E.E.B Cecília Rosa Lopes – São José – Florianópolis
Data da visita: 16 e 17 de junho
Tema do Projeto de Lei: Violência no Trânsito

E.E.B Colombo Machado Salles – Três Barras
Data da visita: 18 e 19 de junho
Tema do Projeto de Lei: Violência contra Crianças e Adolescentes

E.E.B Manoel Henrique de Assis – Penha
Data da visita: 24 e 25 de junho
Tema do Projeto de Lei: Violência nas Escolas – Bullying

E.E.B Professor Heleodoro Borges – Jaraguá do Sul
Data da visita: 26 de junho
Tema do Projeto de Lei: Violência contra o Idoso - negligência

E.E.B General José Pinto Sombra – Lages
Data da visita: 01 e 02 de julho
Tema do Projeto de Lei: Violência gerada por dependência química

E.E.B Padre Miguel Giacca – Criciúma
Data da visita: 03 de julho
Tema do Projeto de Lei: Violência Urbana

E.E.B Professora Antônia Gasino de Freitas – Lajeado Grande
Data da visita: 07 e 08 de julho
Tema do Projeto de Lei: Violência ao Meio Ambiente

E.E.B La Salle – Serra Alta
Data da visita: 09 de julho
Tema do Projeto de Lei: Violência de Gênero

Nenhum comentário:

Postar um comentário